- Área: 1300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:©Photographix | Sebastian + Ira
-
Fabricantes: Daikin, Greenlam, Jaguar, Nirali, Samundar Pools, Simpolo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Plataformas flutuantes transformando espectros de luz e uma paleta de cores que dita vitalidade e calor. Residência B, projetada por KDND STUDIO LLP representa a felicidade tangível.
No contexto impetuoso do seu estilo de vida em Mumbai, a família do cliente confiou ao escritório de arquitetura a gênese de uma morada que seria equivalente à uma "segunda casa" nas margens elegantes da praia Alibag.
Em um terreno de aproximadamente dois hectares intercalado com vegetação dispersa e uma mangueira monumental, foi criada a residência B. Uma sensação marcante surge quando se acessa a entrada de automóveis surgindo a forma construída embebida em uma tonalidade ensolarada, um amarelo entrelaçado com o elemento da folhagem verde. A estrutura está oculta em meio à paisagem, já que sua fachada abriga ambientes internos espaçosos enquanto apresenta simultaneamente um exterior minimalista.
A tarefa era projetar uma forma que fosse discreta, gerando privacidade e consistindo em uma série de espaços internos contínuos. “Um espaço integrado como este surgiu pela concepção de formas que ampliaram um desenvolvimento axial horizontal, respondendo ao clima local e que se desenvolveu para ser intrinsecamente sinônimo das sensibilidades de estilo de vida do cliente”, afirma Shobhan.
Um período de dois anos de construção foi necessário para criar esse conjunto de 1300 metros quadrados de um espaço que é uma mistura de nuances arquitetônicas. O zoneamento interno do projeto foi baseado nos parâmetros de atividade e engajamento dos habitantes com os recantos da casa. O zoneamento físico pode ser visualizado como três "barras" horizontais de zonas de atividade colocadas em uma matriz para sugerir três seções distintas de necessidades funcionais e de movimento. A entrada é feita por meio de uma série de degraus em cascata que se abrem para uma elaborada praça de chegada repleta de plantas tropicais.
O bloco norte abriga as funções públicas do projeto. Os espaços projetados visam criar interações estimulantes entre os membros da família, à medida que eles se deleitam com o arranjo estrutural e as comodidades que nele são administradas. Funções como a de uma esplêndida área de estar e jantar, um deck com bancos confortáveis e uma sala de jogos são esquematicamente organizadas ao longo do nível do solo. A escadaria em espiral de metal leva até um espaço privado no primeiro pavimento da unidade norte e oferece uma vista generosa da piscina abaixo.
O pátio central, que abriga a piscina linear, é o "núcleo" da casa. Flanqueado em ambas as extremidades com unidades de vestiário, a cozinha e pitorescas vitórias-régias, esta parte central atua como a coluna vertebral do projeto. Um espaço para as atividades recreativas com a função principal de cozinha permitindo que os membros da família interajam uns com os outros.
O bloco do sul é uma unidade constituída das seções privadas da residência como dormitórios e algumas zonas auxiliares de lazer. O térreo é composto pelo dormitório de hóspedes, uma sala de entretenimento que se estende em uma exuberante varanda, sala Pooja e uma escada que possibilita o movimento vertical para o primeiro pavimento. Esse andar é uma fusão de 4 suítes com a adição de uma sala íntima que é essencialmente a parte mais privada do projeto. Cada dormitório foi mobiliado por peças provenientes principalmente da China como estofados, obras de arte e ornamentos que criam a cada cômodo um caráter distinto, mantendo um tema unificado chamado de "modernismo tropical".
Há um diálogo ininterrupto de espaços interligados através da casa que rompe com os limites de uma segregação dentro e fora e transcende as normas estereotipadas da interação espacial. Toda forma construída é inserida em uma relação harmoniosa entre a paisagem, os esquemas de cores, a mudança dos padrões de luz do dia, a ventilação e a disposição volumétrica dos espaços. Pergolados conectivos, corpos de água e espaços de estar constituem a casa e tecem um ambiente único. Os atributos transparentes e abertos dos espaços ao ar-livre dialogam com o interior.
Com as condições climáticas de Alibag que operam em situações extremas de calor e precipitação, uma materialidade durável e simultaneamente estética tornou-se imperativa para fortalecer o senso de identidade e atemporalidade do projeto. O revestimento exterior em pedra Kadapa amarela, lavada no rio, e a preta utilizada em faixas de tamanho variadas, são aplicadas na fachada. O carvalho preto manchado foi utilizado para criar portas com painéis que adicionam um tom mais intenso ao interior.
“Precisávamos de um lugar que significasse a fuga idealista da vida cotidiana na cidade, e Shobhan, junto com sua equipe, materializou as necessidades de nossa família. É o nosso "oásis" de amor e bem-estar! ", afirma o cliente.
O arquiteto acrescenta: “A residência B tem sido, por excelência, o romance entre espaços unidos e uma sensibilidade unânime de estética, função e conceitos. Os espaços foram costurados juntos para criar um tecido homogêneo de design sensível que irradia inovação e facilidade. Essencialmente, uma casa longe de casa".
Esta residência veio incorporar a imagem de uma moradia de refúgio que incita a seus usuários facetas emocionais e físicas de descanso com sua alquimia de "sentir-se bem" em fatores táteis que funcionam em sincronia.